O funcionamento das velas se dá da seguinte forma: esta tem função de acender uma centelha ( faísca) para que o motor passe a funcionar. O eletrodo que a centelha se destina está em contato com a mistura ar/combustível, o que faz com que haja a combustão dentro do motor e movimente os pistões e demais componentes.
Quando a manutenção não é feita, parte da chama criada pela vela é desperdiçada, diminuindo a eficiência da combustão e consequentemente deixando o motor impotente. Por sua vez, o condutor acelera mais, afim de obter mais força, o que aumenta o consumo de combustível.
O custo benefício de se trocar pelo menos anualmente as velas é grande, já que, caso não ocorra a manutenção, o gasto com combustível será alto e também danifica-se outras partes, como cabos e velas, bobina de ignição, câmbios robotizados/automáticos, freios ABS, entre outros.
Portanto, garanta sua vela de ignição conosco e proteja seu automóvel de desgastes prematuros e gastos desnecessários.
Lembre-se que o período de troca das velas está indicado no manual do automóvel!
As velas de um motor podem sofrer danos em seu interior vindo a prejudicar o rendimento do motor, principalmente em falhas de funcionamento com o motor em marcha lenta?…
Gostaria de obter esta resposta…
Olá Antônio!
Qualquer defeito nas velas e cabos de velas causam sim uma diminuição no rendimento do motor (o carro fica falhando), o ideal é sempre fazer a manutenção e trocar os componentes quando necessário. Porém indicamos que vá até um mecânico para diagnosticar e confirmar se o problema é realmente a vela.
Abraço