Válvula Termostática: temperatura ideal para o motor

Comentários: 0

Válvula Termostática

 

Para melhor entendermos, vamos começar explicando o que é válvula termostática: essa peça faz parte do sistema de arrefecimento do carro, ou seja, faz parte da regulagem de temperatura interna. A válvula mantém o motor na temperatura adequada pare seu pleno funcionamento, sendo assim, é um item indispensável para a vida útil do motor.

O funcionamento se dá pela abertura ou fechamento dessa válvula. Quando fechada, o motor atinge rapidamente a temperatura adequada de funcionamento, pois o líquido de arrefecimento circula somente no interior do motor. Quando o motor já está aquecido, a válvula gradativamente abre a passagem de água de refrigeração ao radiador, fechando assim a passagem ao circuito motor.

Funcionamento da Válvula Termostática

Algumas pessoas têm o costume de retirar este item, pois é comum dizerem que isso faz o motor ferver. Isso não acontece, desde que a manutenção esteja em dia, e na verdade, traz muitas vantagens:

 

- Evitar atrito e prolongar a vida útil do motor

- Atingir o máximo de torque e potência

- Evitar excesso de consumo de combustível

- Evitar maiores índices de poluentes.

 

E não utilizá-la, traz desvantagens:

- Em aceleração constante, a água que refrigera o motor circula livremente entre este e o radiador, fazendo com que a temperatura interna fique abaixo do ideal. Consequentemente, há o desgaste prematuro do motor e o desperdício de gasolina, já que esta não evapora adequadamente e a queima não é regular. Claro que isso acaba influenciando no seu bolso.

- Nos dias frios que estamos passando, o uso da válvula termostática é primordial, pois sem ela, o motor não conseguiria ou demoraria demais para esquentar.

- Em carros injetados, a retirada ou a não manutenção deste item faz com que o sistema inteiro seja desalinhado, pois pelo fato do carro funcionar eletronicamente,                                                                                                                tudo precisa estar em perfeito acordo.

 

Por esses motivos é imprescindível que haja a manutenção adequada e também que você frequente um mecânico de confiança que respeite o projeto original do seu carro!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>