O rodízio de pneus é feito para equalizar desgastes: conforme a rodagem dos pneus, existe um desgaste, porém, não é uniforme nas 4 rodas, – os pneus da frente sofrem maiores gastos devido ao sistema de direção e à tração, que na maioria dos carros, é dianteira – fazendo com que haja um desequilíbrio, que pode se tornar perigoso.
Para melhor explicar, o engenheiro Fernando Landulfo explica: ” o rodízio tende a equilibrar o desgaste do jogo de pneus como um todo, fazendo com que o conjunto dure um pouco mais”.
Porém, é necessário que se mantenha a manutenção constante ( calibrar a cada 15 dias e conferir o alinhamento a cada seis meses), pois o rodízio não é uma ação corretiva e sim preventiva – essa medida tende apenas manter os desgastes na borracha semelhantes, para que não hajam problemas maiores.
O rodízio não elimina a necessidade da compra de novo material: em todo produto existe um indicador de desgaste da rodagem, o TWI, e devemos sempre nos atentar a tal, pois ele aponta o momento certo de comprar novos pneus.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o limite dos sulcos é de 1,6mm, o equivalente à uma ponta de caneta BIC.
Cuidado, se houver inspeção no carro pela polícia e averiguar que a profundidade do sulco está abaixo do permitido, será aplicado multa Grave – ” Conduzir veículo com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo CONTRAN (Art. 230-X)”
Como fazer o rodízio? Cada carro tem sua forma correta: abaixo, uma imagem explicando como fazer.
Nos carros com tração dianteira, trocam-se os pneus da frente para trás em linha reta, e os traseiros para frente de forma cruzada, pois são de mesmo tamanho. Em carros de tração traseira ou 4×4, trocam-se os pneus traseiros para frente em linha reta e os pneus dianteiros para trás de forma cruzada. Os Pneus Simétricos possuem ranhuras que são iguais de um lado e de outro, enquanto os Pneus Assimétricos não são iguais – o desenho muda de uma extremidade para a outra. Já os Pneus Direcionais, possuem ranhuras em sentido único.
Siga nossas dicas e seu carro estará sempre em bom estado e economizando dinheiro, mas lembre-se: faça sempre a manutenção de todos os elementos de seu carro, inclusive do jogo de pneus, alinhamento e calibragem!
Os dois da frente vao diretos para a traseira e os de tras irao desta forma: o do lado esquerdo para a direita e o do lado direito para a esquerda?. E isso mesmo?. Os meus pneus sao da segunda linha da Michelin. Por favor, me confirme ou nao se est
ou certo. Obrigado.
Olá Luiz!
Se os pneus do seu carro forem simétricos ou assimétricos e ainda o carro não for 4×4, está correto!