Rodízio de Pneus

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O rodízio de pneus é feito para equalizar desgastes: conforme a rodagem dos pneus, existe um desgaste, porém, não é uniforme nas 4 rodas, – os pneus da frente sofrem maiores gastos devido ao sistema de direção e à tração, que na maioria dos carros, é dianteira – fazendo com que haja um desequilíbrio, que pode se tornar perigoso.

Para melhor explicar, o engenheiro Fernando Landulfo explica: ” o rodízio tende a equilibrar o desgaste do jogo de pneus como um todo, fazendo com que o conjunto dure um pouco mais”.

 

Porém, é necessário que se mantenha a manutenção constante ( calibrar a cada 15 dias e conferir o alinhamento a cada seis meses), pois o rodízio não é uma ação corretiva e sim preventiva – essa medida tende apenas manter os desgastes na borracha semelhantes, para que não hajam problemas maiores.

 

O rodízio não elimina a necessidade da compra de novo material: em todo produto existe um indicador de desgaste da rodagem, o TWI, e devemos sempre nos atentar a tal, pois ele aponta o momento certo de comprar novos pneus.

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o limite dos sulcos é de 1,6mm, o equivalente à uma ponta de caneta BIC.

Cuidado, se houver inspeção no carro pela polícia e averiguar que a profundidade do sulco está abaixo do permitido, será aplicado multa Grave – ” Conduzir veículo com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo CONTRAN (Art. 230-X)”

 

 

 

Como fazer o rodízio? Cada carro tem sua forma correta: abaixo, uma imagem explicando como fazer.

 Nos carros com tração dianteira, trocam-se os pneus da frente para trás em linha reta, e os traseiros para frente de forma cruzada, pois são de mesmo tamanho. Em carros de tração traseira ou 4×4, trocam-se os pneus traseiros para frente em linha reta e os pneus dianteiros para trás de forma cruzada. Os Pneus Simétricos possuem ranhuras que são iguais de um lado e de outro, enquanto os Pneus Assimétricos não são iguais – o desenho muda de uma extremidade para a outra. Já os Pneus Direcionais, possuem ranhuras em sentido único.

 

Siga nossas dicas e seu carro estará sempre em bom estado e economizando dinheiro, mas lembre-se: faça sempre a manutenção de todos os elementos de seu carro, inclusive do jogo de pneus, alinhamento e calibragem!

2 respostas em: “Rodízio de Pneus

  1. Luiz Fernando disse:

    Os dois da frente vao diretos para a traseira e os de tras irao desta forma: o do lado esquerdo para a direita e o do lado direito para a esquerda?. E isso mesmo?. Os meus pneus sao da segunda linha da Michelin. Por favor, me confirme ou nao se est

    ou certo. Obrigado.

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