O óleo do motor é um elemento importante que normalmente as pessoas não dão muita atenção. Por exemplo: quando você foi no posto e o óleo estava abaixo do nível, você olhou a marca, o tipo e a viscosidade do óleo que o frentista completou? E agora, você sabe dizer qual óleo está no seu motor?
Não saber desses detalhes é um problema: primeiro que a mistura de diferentes óleos faz com que esse se deteriore imediatamente e quando não corre de forma correta no sistema, fundir o motor é bem fácil. O pior é que o custo do conserto pode chegar à metade do valor do carro!
Por isso, é imprescindível ficar atento aos detalhes: primeiro de tudo é necessário respeitar o prazo de troca do óleo definido pelo fabricante, e segundo, é preciso colocar a quantidade, viscosidade e tipo de óleo correto para seu motor.
Vamos aos conceitos para que você possa melhor entender cada detalhe:
TIPOS DE ÓLEO
Mineral
Composição: Petróleo + vários minerais
Vantagem: Custo relativamente baixo
Desvantagem: Não mantém suas propriedades em mudanças bruscas de temperatura, pressão. Assim, formam borra.
Sintético
Composição: Proveniente de reações químicas.
Vantagem: mesmo desempenho independente de condições externas e o preço vem abaixando cada vez mais. Também aguenta mais tempo no sistema.
Semissintético
Composição: Mineral + Sintético (elementos ruins do óleo mineral são substituídos por elementos do óleo sintético)
Vantagens: às vezes é suficiente para evitar a borra
Desvantagem: não pode-se esticar o prazo de troca.
VISCOSIDADE
É a resistência do óleo sobre si para se movimentar, ou seja, um óleo pode ser mais “fino” ou mais “grosso”.
ÓLEO GROSSO -> MAIOR RESISTÊNCIA -> MANTÉM-SE MAIS ENTRE AS PEÇAS -> MAIS PROTEÇÃO
Mas lembre-se que um óleo muito viscoso para o motor faz com que seu desempenho seja comprometido, deixando o carro “pesado” para dirigir. Nem sempre um óleo mais grosso é o melhor, por isso é preciso levar em consideração o motor em questão: se o óleo não for adequado ou não for feita a manutenção corretamente, forma-se uma borra, que é uma pasta que impede a passagem do óleo tão importante para a lubrificação, o que faz com que o sistema se estrague cada vez mais, até fundir.
RESUMINDO:
- Não misture óleo mineral ao sintético (vice-versa)
- Completar o nível só com o mesmo óleo
- Fique de olho nas borras!
- Manter o motor saudável custa menos que reformá-lo!