Fluido de Freio

Comentários: 0

O fluido de freio é o líquido que transfere a pressão quando aplicada no pedal até as pastilhas e sapatas de freio, que juntamente com os discos/tambores é responsável por parar o carro.
Para ter um bom produto, o fluido não pode perder volume quando comprimido para que a pressão possa ser completamente transmitida e também não pode ebulir com facilidade, já que o sistema de frenagem trabalha em altas temperaturas (se entra em ebulição, no líquido formam-se bolhas e consequentemente falha).
Outra propriedade do produto chama-se higroscopia, ou seja, este tem a capacidade de absorver água do ambiente, com o tempo isso faz com que fique muito diluído, baixe o ponto de ebulição, causando bolhas no fluído e acarretando em falhas no momento da frenagem, o que é muito perigoso. Por isso é extremamente importante que faça-se a substituição preventiva do produto por ano ou a cada 10.000km rodados.
Para saber se já é necessário a troca do fluído de freio, existem ferramentas que detectam 2 aspectos:
- Ponto de Ebulição
- Porcentagem da água absorvida (não deve ultrapassar de 4%)

Medidor de Fluido de Freio

Dicas:

  1. Nunca deixe de fazer a manutenção preventiva
  2. Vazou? Complete imediatamente!
  3. Não tem problema substituir o DOT3 pelo DOT4 ou o DOT4 pelo DOT5, mas o contrário não deve ser feito!

    Fluido Varga disponível na Auto Peças Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>