O fluido de freio é o líquido que transfere a pressão quando aplicada no pedal até as pastilhas e sapatas de freio, que juntamente com os discos/tambores é responsável por parar o carro.
Para ter um bom produto, o fluido não pode perder volume quando comprimido para que a pressão possa ser completamente transmitida e também não pode ebulir com facilidade, já que o sistema de frenagem trabalha em altas temperaturas (se entra em ebulição, no líquido formam-se bolhas e consequentemente falha).
Outra propriedade do produto chama-se higroscopia, ou seja, este tem a capacidade de absorver água do ambiente, com o tempo isso faz com que fique muito diluído, baixe o ponto de ebulição, causando bolhas no fluído e acarretando em falhas no momento da frenagem, o que é muito perigoso. Por isso é extremamente importante que faça-se a substituição preventiva do produto por ano ou a cada 10.000km rodados.
Para saber se já é necessário a troca do fluído de freio, existem ferramentas que detectam 2 aspectos:
- Ponto de Ebulição
- Porcentagem da água absorvida (não deve ultrapassar de 4%)
Dicas: