Combustível: dicas para economizar

Comentários: 0

O combustível pesa cada vez mais no bolso dos motoristas, certo? Então vamos dar algumas dicas para você economizar enquanto passeia por aí. Por ordem de gasto:

1. Pneus Murchos e Automóveis Desalinhados
No caso de pneus não calibrados, a superfície de contato com a estrada é maior, o que faz com que o motor trabalhe mais para deslocar os pneus. Já quando o carro está desalinhado, o automóvel precisa fazer uma força extra para manter seus lados pares. Ambos os problemas são facilmente detectados: é só olhar para o pneu e perceber se o volante está puxando para algum dos lados. (Leia mais sobre pneus aqui)

 

 

2. Excesso de Peso

Algo que não é surpresa: quanto mais bagagem ou pessoas no carro, maior o gasto pra subir aquela ladeira.

 

 

 

 

3. Janelas Abertas e Acessórios no Exterior do Auto
Todos se lembram sobre aerodinâmica, certo? Então quando você abre as janelas, principalmente em alta velocidade ou mantém bagageiros no teto do carro, a resistência do ar aumenta, ou seja, quando o vento bate no carro encontra muitos obstáculos para desviar ou no caso do vidro aberto, o ar entra e é difícil ser dissipado – fazendo com que o carro precise fazer mais esforço para chegar à velocidade desejada.

 

 

 
4. Velas e Filtros
As velas são responsáveis por acender a centelha no motor. Quando danificadas, as velas falham e demoram a acender, enquanto isso o combustível continua sendo injetado no motor e este não queima adequadamente, sendo assim expelido pelo escapamento. Os filtros sujos impedem que o ar ou combustível entre, acontecendo a mesma coisa das velas danificadas: a mistura ar combustível não é regular e este não é queimado adequadamente. (Leia mais sobre Velas aqui)

 

 
5. Aceleração e Trocas de Marcha
Chegou na velocidade desejada? Então tire o pé do acelerador e só dê toques para manter a velocidade – quanto mais você pisar no acelerador, mais gasolina será injetada no motor. O excesso de velocidade (além de ser perigoso) também aumenta o consumo de combustível: o Centro de Pesquisa da Petrobrás constatou que o gasto é de 20% a mais em carros que andavam a 100 Km/h do que carros que não passavam de 80 Km/h.
Respeite a hora de trocar de marcha… nada de mudar antes ou depois: no manual do fabricante você consegue descobrir quantos giros é preciso para mudar de marcha em segurança. Ah! Também desça com o carro engrenado-os carros atualmente gastam menos assim.

 

 

Quer saber mais sobre bomba de combustível? Leia aqui

Fontes:
http://migre.me/iO5Ys - http://migre.me/iO5Zm - http://migre.me/iO60g

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>