O airbag é uma bolsa de ar que infla em caso de colisão e sua função é proteger as pessoas que estão dentro do carro. Alguns modelos de automóvel têm 2 e às vezes até mais de 10 airbags, mas lembramos que este é somente mais um acessório suplementar do cinto de segurança, ainda sim, o uso deste é indispensável.
O funcionamento se dá por um sensor de desaceleração – quando o carro está prestes a bater em algo, o sensor envia um sinal para que um gás (Nitrogênio) seja liberado, inflando assim a bolsa. Todo o processo leva 15 milissegundos.
Em 2014 entrou em vigência a Lei que obriga todos os carros fabricados a partir de Janeiro de 2014 a terem airbags frontais e freios ABS, visando reduzir o índice de acidentes fatais no país. A Lei não proíbe a circulação de carros fabricados antes dessa data.
Alertamos que o uso do airbag com crianças não é aconselhado, principalmente no banco da frente. Quando há bebê no automóvel, o certo é desativar o airbag, pois, como crianças são ainda frágeis, a explosão do airbag pode ser fatal.
Abaixo também mostramos alguns conselhos sobre como dirigir quando o airbag estiver ativado: